

Saiba o que é, como fazer, o que comer, cardápios, receitas e dicas passo a passo para perder quilos de gordura com a Dieta Original da USP!
A receita original da dieta da sopa da USP foi desenvolvida por alunos em parceria com oInstituto do Coração especificamente para pacientes cardíacos que tinham necessidade de cirurgias de emergência e que precisavam perder peso para isso. Sendo usado também em processo de recuperação de cirurgias.
No entanto, foi verificado que a perda de peso era de forma rápida, ou seja, emagrece mesmo.
Em casos mais específicos começou a ser usado por nutricionistas. Pois como todas as outras dietas, também tem suas restrições.
Chegando a se popularizar depois de sua divulgação e sendo adotado pelas pessoas, principalmente por mulheres para emagrecer rápido. Além de criar uma variedade de outras dietas a base de sopa como o da Ana Maria Braga, Adriane Galisteu, a dieta da sopa de repolho e muitas outras dietas da sopa que encontramos em sites, revistas, ou até mesmo elaborada por nutricionistas de acordo com o paciente.
O seu uso é com a substituição do almoço e janta que estamos acostumamos fazer, podendo comer nos intervalos e no café da manhã leite desnatado, iogurte light, queijo, uma fatia de pão integral e a liberação das frutas no consumo diário.
No entanto, nem mesmo o INCOR e nem a USP recomendam o uso dessa dieta, por ser de uso hospitalar e ter toda uma equipe médica para analisar cada caso. Ainda mais sem nenhuma orientação médica, pela dieta ter restrições. Além de que nem a USP e nem o Instituto do Coração reconhecem essa dieta por sua autoria ou de algum profissional ligado a eles, o que faz que essa dieta tenha origem duvidosa.
A sua duração não pode ultrapassar os sete dias e somente depois dos 4 dias de intervalo se pode retomar somente por mais sete dias. Nunca ultrapasse os quinze dias de dieta para não ter riscos.
A dieta dessa sopa é ideal para perda de peso rápida e que chega a perda de até 7kg a menos do seu peso. Mas tome muito cuidado com seu uso, pois se você tiver algum problema de saúde, ou até mesmo tiver com as taxas de lipídios, triglicerídeos, glicose, plaquetas muito baixas, não sendo necessariamente todas, mas ao menos um, acarretará um problema maior a saúde.
​
Receita da Sopa da USP:
1 repolho grande
1 berinjela
2 nabos
2 folhas de louro
2 maços de cheiro verde
2 maços de agrião
2 tomates
2 pimentões
1 aipo (salsão)
2 cenouras
4 jilós grandes
2 xícaras de vagem
3 dentes de alho
1 tablete de caldo de carne ou frango
Sal e pimenta a gosto
Pique todos os ingredientes em tamanho não muito pequeno e coloque na panela com água, deixe cozinhar por 40 minutos.
Modo de fazer a dieta:
Dia 1: Substituir pela sopa pelo menos 2 duas refeições ao dia e pode comer em outros horários também. Comer qualquer fruta sem exageros (menos banana e abacate). Beber chá, suco de uva (sem açúcar) e água à vontade.
Dia 2: Coma a sopa durante o dia quando a fome vir. Ingira à vontade legumes e verduras frescos, sendo crus ou cozidos. No jantar pode ingerir uma batata grande cozida e com manteiga.
Dia 3: Use a sopa duas vezes ao dia, no mínimo, consumindo frutas e legumes à vontade. Fazendo tudo certo, terá perdido de 2,300kg a 3,200kg.
Dia 4: Coma a sopa pelo menos duas vezes ao dia (nas principais refeições), até oito bananas e leite desnatado sem exagero. Como contem calorias, carboidratos, potássio, proteínas e cálcio, a banana e o leite irão repor estes elementos no organismo e diminuir a vontade de doces e açúcar.
Dia 5: Sopa nas duas principais refeições, além de 280 a 400 gramas de carne vermelha ou branca grelhada, tomates frescos e firmes com sal, limão e azeite. Beber de 6 a 10 copos de água durante o dia, que fará a eliminação do ácido úrico.
Dia 6: Sopa nas duas principais refeições, podendo comer até três bifes grandes grelhados de carne vermelha ou branca, ou um ovo, coma legumes cozidos (menos batata). Tomando chá água, café e sucos sem açúcar.
Dia 7: Comer a sopa nas principais refeições (almoço e jantar) podendo adicionar arroz integral, legumes cozidos ou crus à vontade. Beber, café, chá, água e sucos sem açúcar à vontade.
Muitas pessoas já deram depoimentos sobre o resultado dessa sopa e afirmam que realmente dá certo e até indicam.
Mas como toda dieta, tem seus prós e contras que nos leva a pensar se realmente essa ou aquela dieta é a que realmente precisamos e podemos fazer.
​
Lado bom da dieta:
Emagrece muito rápido podendo chegar a 7kg em uma semana, tem poucas calorias, muitos alimentos são liberados, tem função antioxidante e diurética, sacia a fome temporariamente, podendo comer à vontade, mas sem exageros.
​
Lado ruim da dieta:
Não é reconhecido pela USP que foi feita por seus especialistas, quase não tem nutrientes, a perda de peso é por grande eliminação de líquido corporal e perda de massa muscular, e pequena perda de gordura, pode dar fraqueza, dor de cabeça, tontura e muitos gases, mal hálito, estresse físico e emocional, distúrbio do sono, correndo risco de efeito sanfona (engordar tudo que perdeu por não ter uma dieta a longo prazo de manutenção interligado a essa).
Com todos esses pontos, devemos mais uma vez lembrar que devemos sempre procurar um médico e/ou nutricionista para fazer todos os exames de avaliação para sabermos se não temos nenhuma pré-disposição de alguma doença ou alguma já existente que não sabemos e sabermos se podemos ou não seguir essa dieta. Além de termos um acompanhamento tanto para elaborar os cardápios de acordo a nossa real necessidade e acompanhamento antes, durante e depois da dieta para não se ter o risco de voltar a ganhar aqueles quilinhos perdidos, proporcionando uma boa reeducação alimentar que nos trará mais saúde.
É totalmente contraindicado para pessoas com baixas taxas de glicose, lipídio e triglicerídeos, gestantes e mulheres amamentando, com diabetes e crianças.
​
Fonte: http://dieta.eco.br/da-usp/